Política

Centro Cultural da Câmara abre passagem para poesia

Publicado em 02/06/2015, às 22h17   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Com a proposta de socializar a poesia, fomentadores de produções literárias estrearam, na manhã desta terça-feira (2), o Projeto OFF Sina de Poesia – Encontro com o Eu Poético. O evento contou a presença de integrantes do Centro de Referência Loreta Valadares e foi realizado nas dependências do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador.
O cidadão, comum, que não se diz poeta, teve o momento para aflorar a sensibilidade e desenvolver, na teoria e na prática, o lado artístico.
No primeiro momento, no Salão Barroquinha, foram passados aos participantes da OFF Sina de Poesia fundamentos teóricos. Nesta fase, dinâmicas de grupo e os primeiros rabiscos de poesia foram apresentados.
Após as primeiras poesias, idealizadores do projeto, Sílvio Rosário, Paulo de Tarso e Heloísa Lima, já se emocionaram com a sensibilidade dos alunos.  “E vocês dizem que não são poetas?”, brincou Heloísa.
A assistente social da Câmara Municipal de Salvador, Lydia Sá, umas das principais articuladoras do projeto, e a gerente do Centro de Referência Loreta Valadares, Celina Almeida, eram as mais emocionadas. A cada verso, a sensibilidade escorria pelos olhos.
Depois do momento no Salão Barroquinha, os participantes da oficina de poesia puderam sair da sala fechada e passaram a ter a Baía de Todos os Santos, do Elevador Lacerda e Mercado Modelo como inspiração. Das janelas do foyer do Centro Cultural, os integrantes dos projetos retiraram as matérias primas para as poesias.
Desenvolvimento artístico
No final do dia, um sarau foi realizado com as poesias dos artistas iniciantes. “A ideia é mostrar que todo o mundo pode desenvolver o seu lado poético. Foi emocionante perceber os olhares, as poesias, de quem não se diz poeta. Esperamos que essas pessoas deem continuidade ao lado poética, continuem escrevendo e desenvolvendo a liberdade criativa”, afirmou Silvio Rosário.   
Foi só a primeira edição do OFF Sina de Poesia. Organizadores do projeto já planejam os próximos passos. Pessoas em situação de vulnerabilidade social, mulheres vítimas de violência doméstica, estudantes, idosos, servidores públicos e o público geral serão convidados a imergir no universo criativo e experimentar a criação da poesia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp