Política

Governo e prefeitura se unem para levar ações ao Pelourinho

Publicado em 11/06/2015, às 06h36   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma reunião realizada nessa quarta-feira (10) pelo secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, deve apontar rumos para implantação de ações no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. O encontro marca a parceria entre governo do estado, prefeitura de Salvador, governo federal, empresários e comunidade local, de acordo com deputado federal licenciado.

“A ideia é darmos as mãos pelo Pelourinho. Fizemos uma reunião há 30 dias e identificamos uma série de questões como segurança, videomonitoramento, a população de rua que vive aqui, infraestrutura do local, programação cultural e renegociação da situação dos imóveis em dívida com o Ipac [Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural]”, pontuou o secretário. “Vamos construir uma agenda permanente de medidas que serão adotadas para que o Pelourinho seja uma região segura e aprazível não apenas para receber bem os turistas, mas também os soteropolitanos e baianos”, afirmou Pelegrino, que ressaltou o retorno de 12 câmeras de vigilância na região.

“Todas as câmeras de videomonitoramente foram reativadas e voltaram a funcionar plenamente, há inclusive a expectativa de ampliação no número em parceria com a prefeitura municipal. O batalhão de polícia turística vai reforçar o policiamento, no caso o 18º batalhão. A prefeitura já está ajudando com a Guarda Municipal. Estamos também dialogando com a prefeitura em relação a menores em situação de vulnerabilidade social”, lembrou o petista.

Presente no encontro, a secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego de Salvador, Andrea Mendonça, destacou a proximidade que sua pasta terá da localidade após a sede ser implantada no Santo Antônio Além do Carmo. “Estamos desenvolvendo uma série de ações em conjunto e estamos realizando reuniões com  a comunidade e comerciantes para que possamos ter de volta o nosso Pelourinho”, disse Andrea.

Érico Mendonça, secretário de Turismo da capital baiana, disse que a região do Pelourinho é uma das consideradas  como prioridade pelo município no desenvolvimento de ações culturais. “Com relação ao turismo na cidade de Salvador, nosso foco é fortalecer nossos atrativos culturais. Entendemos que o nosso diferencial é a cultura de Salvador e o Centro Histórico é o principal monumento com relação à cultura. Diversas ações vem sendo empreendidas nesse sentido”, afirmou. 

Publicada no dia 10 de junho de 2015, às 12h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp