Política

Início das obras do BRT deve atrasar mais seis meses por não entrega do PlanMob

Publicado em 21/06/2015, às 10h22   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O esperado BRT (Bus Rapid Transit) em Salvador vai demorar um pouco mais do que o previsto. O início das obras para a implantação do corredor exclusivo para o sistam que vai fazer o trajeto Estação da Lapa x Ligação Iguatemi-Paralela (LIP) está comprometida por conta do atraso da Prefeitura de Salvador na entrega do Plano de Mobilidade (PlanMob) ao Ministério das Cidades, que era para ser feita em abril.
Já com atraso de dois meses, a entrega do PlanMob deverá atrasar mais seis meses e consequentemente, o ponto de partida das obras também. Em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Fábio Mota, revelou que o Plano está sendo elaborado, mas só deverá ficar pronto no final do ano. "O nosso Plano de Mobilidade está sendo realizado, está em processo de licitação e fica pronto em dezembro", informou. 
A exigência é determinada pela Lei 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana para cidades com mais de 20 mil habitantes. Em nota, o Ministério insinuou que o atraso na implantação do BRT em Salvador é de responsabilidade da Prefeitura. “Neste momento, aguardamos a informação da prefeitura de Salvador quanto ao cumprimento da legislação para efetuarmos o empenho inicial que possibilitará a contratação do referido projeto”, afirmou a pasta que deverá liberar após entrega do PlanMob, recursos federais no valor de R$ 541,8 milhões para implantação do sistema.
O que foi rebatido por Mota. “Quando o pedido foi feito ao Ministério das Cidades não tinha exigência de ter o Plano de Mobilidade Urbana. Essa exigência é nova. O nosso pedido é anterior a todo esse tipo de exigência, mas, mesmo assim, entendo que essa exigência também está sanada", esclareceu e reforçou. “Essa exigência vale para quem assinou convênios a partir de abril deste ano. Quando nós assinamos com o governo federal no ano passado, entregamos todas as documentações e tudo que foi nos exigido e, naquele momento, não tinha essa exigência. Se eles quisessem ter feito o empenho desde o ano passado até abril deste ano, já estaria tudo pronto para ser feito". 
Quem também se posicionou sobre o assunto foi o secretario da Casa Civil, Luiz Carreira, que garantiu não haver nenhuma pedência. Em nota enviada ao site Bocão News, Carreira disse que a administração municipal aguarda tão somente o empenho para dar sequência ao projeto que vai ligar a ligar a Lapa à região do Iguatemi.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp