Política

Diretor preso na Lava Jato se demite da Odebrecht

Publicado em 24/06/2015, às 07h58   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Pouco depois de depor à Polícia Federal em Curitiba, o executivo Alexandrino de Salles Ramos de Alencar oficializou seu pedido de demissão da Odebrecht na noite desta segunda-feira (22) sob alegação de se dedicar "integralmente à defesa", de acordo com informações divulgadas pela Folha.
Preso na deflagração da fase Erga Omnes da Operação Lava Jato na última sexta (19), Alexandrino era diretor de relações institucionais da Odebrecht e um dos elos entre a construtora e doações para campanhas eleitorais. Habilidoso com políticos, ele foi o executivo da Odebrecht que acompanhou o ex-presidente Lula viagens ao exterior. Em viagem à Guiné Equatorial em 2011 como representante do governo Dilma,Lula colocou Alexandrino entre os integrantes de sua delegação oficial, conforme a Folha revelou em 2013.
Segundo a publicação, Lula e Alexandrino são conhecidos de longa data: no livro "Mais Louco do Bando", o deputado Andrés Sanchez (PT-SP), ex-presidente do Corinthians, relata uma viagem em 2009 que o funcionário da Odebrecht fez a Brasília com Emílio Odebrecht, então presidente do conselho de administração da empresa. Na época, Lula pediu ajuda à Odebrecht para o Corinthians construir seu estádio.
"Em virtude dos fatos envolvendo a minha pessoa e vindos a público na sexta-feira (19), comunico meu afastamento e meu desligamento da empresa, a fim de que me possa me dedicar integralmente à minha defesa no procedimento no qual figuro como investigado", escreveu Alexandrino, no comunicado endereçado à diretoria da empreiteira.
Ainda de acordo com o jornal, após o término do depoimento de Alexandrino, o advogado Augusto de Arruda Botelho protocolou uma petição junto à 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná com o pedido de demissão anexado. Segundo a defesa, o fim do vínculo de Alexandrino com a Odebrecht afastaria o "risco à ordem pública" que poderia embasar a prorrogação da sua prisão temporária.
Publicada no dia 23 de junho de 2015, às 15h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp