Política

Sessão homenageia sindicalistas Paulo Colombiano e Catarina Galindo

Publicado em 26/06/2015, às 19h19   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma sessão especial que será realizada na Câmara Municipal de Salvador, na próxima terça-feira (30), às 9hs, no Plenário Cosme de Farias, vai homenagear os sindicalistas Paulo Colombiano e Catarina Galindo. Há cinco anos, na noite de 29 de junho de 2010, o casal chegava em sua casa, no bairro de Brotas, quando o carro em que estava foi alvejado por tiros. Os dois morreram na hora. Colombiano era tesoureiro do Sindicato dos Rodoviários da Bahia e investigava uma fraude de R$ 34 milhões no pagamento do plano de saúde da entidade. A realização da sessão é de iniciativa do vereador Everaldo Augusto (PCdoB), e vai reunir familiares das vítimas e líderes do movimento sindical e social, que também vão cobrar da justiça agilidade no julgamento dos acusados.
“A Câmara prestará uma justa homenagem a Paulo e Catarina por tudo que eles representam para todos aqueles que lutam por liberdade, democracia, respeito aos direitos humanos e dos trabalhadores. A sessão também é para dizer que é inaceitável a protelação que vem ocorrendo no processo, evitando que os assassinos e os mandantes, que já foram devidamente identificados, sejam punidos com a pena correspondente. Não se pode aceitar o assassinato de qualquer pessoa e mandantes e assassinos ficarem soltos debochando da sociedade.”, afirmou o edil.
Impunidade
Cinco suspeitos foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e aguardam julgamento, em liberdade, sem data para ocorrer. Segundo o órgão, dois deles são empresários donos da Mastermed, empresa de plano de saúde que prestava serviço ao sindicato. Eles foram apontados como autores intelectuais do crime. Outro suspeito é empregado dos empresários e teria tido função de executar as vítimas. Os outros dois são considerados partícipes, com função de vigiar a rotina das vítimas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp