Política

CPI da Petrobras: troca de Florence por Damous teria sido pedido de Lula

Publicado em 01/07/2015, às 07h16   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Conforme veiculado na última semana, o deputado federal baiano Afonso Florence (PT) deixou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os casos de corrupção na Petrobras e em seu lugar entrou o deputado fluminense Wadih Damous, ex-presidente da OAB do Rio de Janeiro. De acordo com o jornal o Globo, a substituição foi uma solicitação do ex-presidente Lula, que teve seu braço direito, Paulo Okamoto, convocado na CPI para prestar depoimento sobre doações recebidas da Camargo Correa, envolvida no Petrolão. 
Lula reclamou da convocação e então pediu a entrada do aliado Damous. O parlamentar assumiu o mandato no final de maio, a pedido do ex-presidente, justamente para fazer um debate qualificado de defesa do governo e do partido. O vice-líder do PT, na Câmara, deputado Afonso Florence (PT-BA), deixou a CPI sob alegação que vai relatar medida provisória sobre fator previdenciário e não queria acumular as tarefas, conforme justificou ao Bocão News.
Em abril, a operação montada, a pedido do Lula para abrir uma vaga na Câmara para Wadih Damous causou constrangimento na bancada federal do PT. Segundo petistas, a Lula avaliou que a bancada do PT precisava de quadros com formação jurídica para fazer um debate qualificado, no momento em que o partido e o governo Dilma enfrentam a operação Lava-Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobras.
Leia também:
Recebi mais tarefas em plenário, diz Afonso sobre saída da CPI da Petrobras

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp