Política

Vilas-Boas tenta explicar polêmica declaração sobre a síndrome de Guillain-Barré

Publicado em 15/07/2015, às 21h07   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Por meio de sua assessoria, o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, tentou explicar a declaração polêmica dada em entrevista a rádio Metrópole de que “para uma pessoa morrer de Guillain-Barré é necessário ter negligência médica”.
Segundo a nota, a abordagem da entrevista sobre a síndrome foi feita "sem o contexto adequado". 
Leia nota na íntegra:
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) esclarece que durante a entrevista do secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a rádio Metrópole na manhã desta quarta-feira, foi abordado a síndrome de Guillain-Barré sem o contexto adequado. 
Na oportunidade, ao falar que "ninguém morre de Guillain-Barré", o secretário referia-se ao fato de que a síndrome quando tratada adequadamente e de forma precoce, principalmente nos casos após as viroses atuais (dengue, chikungunya e zika), não deveria levar a morte. Nesta circunstância, a maioria dos pacientes se recuperam plenamente sem que haja sequelas. Na fase aguda, a síndrome pode causar paralisia muscular, comprometendo o aparelho respiratório, com necessidade, inclusive, de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e em alguns casos podendo levar a morte, caso seja negligenciado a gravidade no atendimento inicial.
Leia também: Cremeb rebate declaração de Vilas-Boas sobre mortes por Guillain-Barré

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp