Política

Licitação para empresa que deve fiscalizar obras da CCR no metrô é fracassada

Publicado em 21/07/2015, às 07h54   Caroline Gois (Twitter: @bocaonews)



Uma publicação do Diário Oficial do Estado da Bahia, edição do dia 10 de julho, chamou a atenção da reportagem do site Bocão News. Nela, é possível observar no quesito de resultados e homologações que a ssecretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) declarou como fracassada a licitação que tinha como objeto: contratação da empresa de consultoria para gerenciamento e certificaão da implantação do Sistema de Transporte Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas - SMSL.
De acordo com a Sedur, em nota enviada ao Bocão News, a licitação era de 2014 e um dos critérios seria o menor preço, além da qualificação técnica. O principal objetivo desta empresa seria fiscalizar a concessionária responsável pelas obras do metrô, a CCR. Conforme a Sedur, esta empresa iria fiscalizar a nova etapa de obras e serve como certificadora. Entretanto, das seis empresas que se inscreveram, nenhuma estava qualificada. 
A Sedur informou ainda que logo, uma das empresas já foi desqualificada por falta de documentação. Das cinco que restaram, três tiveram as propostas abertas por apresentarem menor preço. Contudo, as três tinham problema de documentação e não possuíam qualificação técnica. Sendo assim, as outras duas propostas com maior preço foram abertas e também não apresentaram comprovação de experiência. "Todas as licitantes foram inabilitadas".
A assessoria de comunicação da Sedur não informou quais foram estas empresas. Uma nova licitação será aberta ainda este mês. A Sedur garante que as obras do metrô não serão paralisadas por conta disso e que há fiscalização por parte de um consórcio, que dará seguimento até que se conclua a definição da empresa fiscalizadora desta nova etapa de obras.
Publicada no dia 19 de julho de 2015, às 16h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp