Política

Alagoinhas: pesquisa aponta Joaquim Neto e Radiovaldo como favoritos

Publicado em 03/08/2015, às 20h48   Matheus Fortes (Twitter: @theusfortes)



Embora falte mais de um ano para as próximais eleições, a mobilização em torno do pleito já começaram em alguns municípios baianos. E, em Alagoinhas, no nordeste do estado, alguns nomes jáe estão cotados para a diputa que também conta com dois favoritos: o ex-prefeito de Sátiro Dias, Joaquim Neto (PTC), e o vereador do município, Radiovaldo Costa (PT). 
Segundo uma pesquisa realizada com 400 eleitores da cidade, pela P & A, Joaquim e Radiovaldo aparecem com 21,7% e 20,2%, respectivamente. Na lista, ainda aparecem o secretário de governo da cidade, João Rabelo (PTB), com 5,5%,, o ex-presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Carmo (PMDB), e a secretária de Infraestrutura, Sônia Fontes - ambos com 5%.
Favorito no pleito, segundo a pesquisa, Joaquim Neto transferiu o domicílio eleitoral para Alagoinhas em fevereiro, após ter conquistado aproximadamente 8,6 mil dos quase 27 mil votos que teve na última eleição, quando disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa.  
Joaquim tem tentado ocupar espaços na política alagoinhense que foram deixados pela atual incapacidade do PT em criar as condições concretas para ser uma alternativa viável em Alagoinhas. O petecista também se favorece do imbróglio do grupo do prefeito Paulo Cezar (PDT), que tem muitos possíveis nomes, mas nenhum até agora com real capacidade de empolgar os segmentos eleitorais da cidade.
Outro fator que deve ajudar o ex-prefeito de Sátiro Dias, é sua baixa taxa de rejeição: ele tem apenas 16,7%, enquanto que o petista Radiovaldo, em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, possui 23,5% das rejeições aos possíveis candidatos.  
A pesquisa também apontou uma forte rejeição ao atual secretário de Serviços Públicos, Harnoldo Azi. Com apenas 1,7% das intenções de voto entre os nove candidatos, o gestor amarga o último lugar na pesquisa, ao mesmo tempo em que, lidera a lista dos menos queridos no pleito, com 31,7% das rejeições. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp