Política

Nilo discute com Sindicato dos Bancários explosões a caixas eletrônicos na Bahia

Publicado em 06/08/2015, às 19h00   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)



O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PDT), convidou nesta quinta-feira (6) o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, para tratar da insegurança das agências bancárias no estado e o alto índice de explosões a caixas eletrônicos. Os dados já são alarmantes no primeiro semestre deste ano. De janeiro até agosto já foram142 ataques, sendo 35 em Salvador e 107 no interior. Foram 90 explosões, 13 arrombamentos e 11 assaltos.

O chefe do Legislativo baiano deve intermediar a discussão com o governo estadual para a criação de um projeto de lei que pretende criar parceria entre bancos e o estado para garantir a segurança das agências, principalmente no interior do estado, onde estão mais vulneráveis à ação de quadrilhas especializadas na prática criminosa.

“Está tendo muitos assaltos e os bancos lucram muito. Acho que precisa ter uma parceria entre os bancos e o governo do Estado para criar mecanismos e estrutura que reduza esse índice alto. O governo do estado não tem como bancar isso sozinho. Vou tentar fazer esse projeto de parceria”, defendeu Marcelo Nilo.

De acordo com o presidente da entidade representativa dos bancários, um maior contingente de policiais no interior já foi solicitado ao governador Rui Costa (PT). No entanto, Vasconcelos reforça que a atuação maior deve ser nos serviços de investigação e inteligência da polícia baiana. “As quadrilhas estão muito especializadas e é preciso uma atuação conjunta, inclusive entre as policias para que elas sejam desmembradas antes da atuação”, aponta.

O projeto vai sistematizar as propostas já existentes na Casa de Leis, de autoria do ex-deputado Álvaro Gomes (PCdoB), e podem contar com monitoramento em tempo real, exigir que os bancos instalem câmeras, vidros blindados nas fachadas, portas giratórias obrigatórias. “Vamos juntar as iniciativas do Legislativo, viemos a convite do presidente, para fazermos juntos um projeto que crie mecanismos que auxiliem na segurança”, reforça Vasconcelos.

O líder do governo na Alba, Zé Neto (PT), viu com bons olhos a interação do presidente da Casa na questão da Segurança Pública. "O debate com a sociedade melhorou muito e acho que o Legislativo tem mesmo que interagir com as questões da sociedade", disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp