Política

Prefeitos do centro-sul baiano discutem condições de estradas e desabafam

Publicado em 15/08/2015, às 08h32   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Na tarde desta sexta-feira (14), gestores dos municipios do centro-sul baiano se reuniram na Câmara Municipal de Lajedo do Tabocal para discutir a situação das rodovias da região. Com a doação das máquinas do Derba ao Consórcio do Vale do Jiquiriça, os prefeitos discutiram as melhores formas de usar os equipamentos.
No entanto, o encontro dos chefes do executivo foi marcado por muitas reclamações. Mesmo com a doação ao consórcio, a maior parte dos municípios está em crise, tendo dificuldade em gerir os recursos. Os prefeitos declararam estarem com dificuldades para arcar com as despesas. 
Com as estradas estaduais em péssimas condições, os gestores afirmam querer recuperar as estradas vicinais das cidades. Durante a reunião, o prefeito de Planaltino, Carlinhos de Meirello (PCdoB) exaltou-se ao dizer que seu município está sofrendo, e afirma que precisou demitir funcionários, também fazendo cortes na saúde "Eu tinha cinco médicos no meu município e já tive que demitir um, porquê não tem dinheiro pra pagar", afirma ele, acrescentando que todos os gestores estão em situação ruim.
Enquanto isso, a prefeita de Amargosa, Karina Silva (PSB), afirmou que a questão do índice de pessoal é uma luta da União dos Municípios da Bahia (UPB) e que é difícil cumprir "como a Lei manda". Segundo ela, o governo federal fez vários programas, só que a carga fica para os municípios. "Eu pago, em Amargosa, quase meio milhão de INSS. Isso é desumano, é agressivo aos municípios". 
A gestora, que enfrenta também uma paralisação dos professores da rede pública na cidade, relatou a pressão vivida diarimente para equilibrar o orçamento. "Às vezes a gente chora escondido, mas eu sou otimista e acredito que essa fase vai passar".   
Entre as demais pautas estão a consulta sobre o andamento do plano de segurança pública municipal e o Simpósio da Federação de Consórcios da Bahia.           
Publicada no dia 14 de agosto de 2015, às 18h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp