Política

Deputados governistas ‘azedam’ relação institucional e travam pauta na Alba

Publicado em 19/08/2015, às 13h03   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Mais uma vez, os deputados da base do governo Rui Costa mostraram insatisfação na sessão da Assembleia Legislativa da Bahia na tarde desta terça-feira (18). Governistas e opositores acordaram de não votarem os cinco projetos do Executivo, em regime de urgência, colocados em pauta hoje. Isso porque os governistas quiseram mostrar, novamente, a indignação com a articulação governista.

Deputados que conversaram com a reportagem voltaram a lamentar a falta de assistência do secretário de Relações Institucionais Josias Gomes. Eles ressaltaram que a falta de ‘compromisso’ não passa pelo governador Rui Costa, que tem feito o seu papel de técnico, deixando a tarefa política para o gestor da pasta. “O que vale ressaltar é que não tem a ver com a questão de cargos. É a questão de obras nas nossas regiões”, disse um. No início do governo, os deputados estaduais reclamaram da distribuição de cargos, concedida a partir da votação de cada um.

Agora, o que os deputados cobram do secretário é a relação do parlamentar com os prefeitos. Gomes estaria fazendo a relação diretamente com os gestores municipais, deixando os deputados de lado, caindo a popularidade dos parlamentares nas regiões onde foram eleitos. Alguns prefeitos já não buscam mais a figura do deputado para servir como ponte em secretarias, o que já estaria, até mesmo, dificultando as demandas nos municípios. Essa relação direta entre Gomes e os prefeitos tem um interesse maior que perpassa pelas eleições em 2018 e o interesse do atual secretário em disputar o Senado.

Os parlamentares querem indicar obras em seus municípios e que os palanques sejam armados. Essa relação tempestuosa tende a se arrastar até o fim do ano, o que prejudica projetos relevantes como o reajuste do Planserv, na pauta desta terça-feira. Contudo, o governador deve entrar em cena a partir do ano que vem quando os prefeitos começam a se articular para as eleições municipais.

Publicada às 19h do dia 18 de agosto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp