Política

Criação do Dia Municipal de Luta contra o Lúpus é aprovado na Câmara

Publicado em 20/08/2015, às 07h02   Redação Bocão News



Cerca de 5 milhões de pessoas sofrem de lúpus no mundo. Não existe, no entanto, uma pesquisa que aponte o número de casos na Bahia. O ambulatório de Lúpus da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, que é o centro de referência para o tratamento da doença no nosso estado, tem cerca de 500 pacientes em acompanhamento, mas tomando como base as estatísticas de outros países, pode-se calcular que, só em Salvador, devem existir mais de 1.200 casos da doença.
O lúpus é uma doença que acomete principalmente mulheres jovens e é de diagnóstico difícil. A doença está enquadrada nas enfermidades autoimunes, caracterizadas pela produção de anticorpos que agem contra o próprio organismo. Coração, pele, articulações, fígado, pulmão, cérebro e rins são afetados. “A pessoa portadora de lúpus sofre com a espera pelas consultas, e não existe uma organização por parte da rede pública para o cadastro desses pacientes. Sofro com a doença há 15 anos, e só eu sei da dificuldade que é andar pra lá e pra cá em busca de atendimento, com fortes dores no corpo”, conta a diarista Maria José.
Para chamar atenção sobre a importância do tema, o vereador Geraldo Junior (SD) apresentou o Projeto de Lei nº 261/2015, que institui o dia 10 de maio como Dia Municipal de Luta conta o Lúpus. A matéria foi aprovada por unanimidade na sessão dessa terça-feira, 18, na Câmara de Vereadores de Salvador.
“O lúpus é difícil de ser diagnosticado, e muita gente acaba morrendo sem ter acesso ao tratamento. É importante que a população conheça seus sintomas, e onde buscar tratamento para que os portadores da doença consigam conviver com ela. Por isso a necessidade de se criar um dia municipal de luta contra o lúpus. Nesse dia poderemos chamar atenção com ações de orientações e cuidados aos portadores da síndrome”, disse o vereador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp