Política

Otto brinca com o hexa de Nilo na presidência da Alba

Publicado em 21/08/2015, às 07h44   Juliana Nobre (@julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Durante a cerimônia de entrega da Comenda 2 de Julho ao senador Otto Alencar (PSD), na tarde desta quinta-feira (20), na Assembleia Legislativa da Bahia, o próprio senador brincou com o possível sexto mandato do deputado Marcelo Nilo (PDT) à presidência da Casa. 

Otto lembrava da época em que foi presidente da Alba, entre 1995 e 1997 e mencionou Marcelo Nilo “que está no sexto mandato”. Logo foi corrigido. “Ah é o quinto? Não é mais candidato à reeleição não?!”, riu.

O prenúncio é por conta de algumas declarações do presidente da Alba. Nilo já afirmou que não tem pensado em disputar a presidência da Casa novamente. Prefere se concentrar no mandato atual. Isso porque a disputa ao Senado em 2018 é a principal articulação do parlamentar a partir do ano que vem.

A sequência de mandatos à presidência de Marcelo Nilo gera polêmica. O pedetista já está no quinto mandato ininterrupto e é considerado por juristas 'afronta à princípio constitucional'. O Artigo 57 da Constituição Federal prevê o mandato dos membros das mesas diretoras da Câmara Federal e do Senado em dois anos vedando a reeleição para os mesmos cargos na mesma legislatura, o que deve ser seguido pelas Assembleias Legislativas e Câmaras municipais. Até ação popular foi impetrada na Justiça para deter "sucessivas reconduções do Deputado Estadual Marcelo Nilo para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia”, mas sem sucesso.

Matéria relacionada:

Otto recebe Comenda 2 de Julho na Assembleia Legislativa

Publicada às 19h do dia 20 de agosto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp