Política

UPB recebeu R$ 70 mil da Egba para encontro em resort de luxo

Publicado em 20/09/2015, às 13h39   David Mendes (Twitter: @__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp


Abertura do 4º Encontro dos Prefeitos contou com a participação do governador Rui Costa
Entre os patrocinadores do 4º encontro de prefeitos baianos ligados à União dos Municípios da Bahia (UPB), evento realizado no mais luxuoso resort do Litoral Norte baiano, o Vila Galé Mares, em Guarajuba, está o governo da Bahia que, na semana passada, anunciou a possibilidade de contingenciamento de recursos públicos por conta da queda na arrecadação. 
Conforme publicação do Diário Oficial do Estado (DOE), a administração estadual, por meio da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA), doou para o evento R$ 70 mil. O repasse à UPB, com dispensa de licitação conforme a Lei de Inexibilidade (9.433/05), entrou na “cota bronze” da Egba. Além dos recursos do Tesouro estadual, o evento da UPB, que reuniu prefeitos para discutir a crise enfrentada pelos municípios baianos, recebeu patrocínio de empresas públicas como os Correios, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BNDES e o Sebrae, além de empresas privadas como o Bradesco e a Coelba. Em nota enviada à imprensa, a UPB informou que o apoio do governo baiano foi “institucional”. Além do governo do Estado, o governo federal e Fundação Nacional de Saúde (Funasa) também deram “apoio institucional”.
O evento, que contou com a participação de cerca de 300 prefeitos e secretários municipais, e todas as estadias pagas pela UPB, teve oficinas, palestras, com palestrantes internacionais, e até ministros de Estado, coquetéis e shows musicais. Oficialmente, os eventos encerraram neste sábado, mas as estadias dos prefeitos só terminam neste domingo (20), dia que os gestores devem tirar para desfrutar do requinte ofertado pelo empreendimento cinco estrelas. 
Neste sábado (19), a equipe do Bocão News foi submetida a uma situação de constrangimento com o objetivo de impedir o livre exercício da atividade profissional. Em nota, a Associação Brasileira de Imprensa, com sede no Rio de Janeiro, repudiou o tratamento, considerado “desrespeitoso” por parte da entidade representativa dos gestores municipais baianos. “A UPB, que promoveu a reunião em um ambiente luxuoso para discutir a crise que devasta os municípios baianos, tem o dever moral de se retratar publicamente diante dos inaceitáveis desmandos cometidos durante esse regabofe milionário, em um dos períodos mais conturbados do nosso passado recente”, condenou.
Notícias relacionadas:
Em nota, ABI repudia tratamento desrespeitoso da UPB contra repórteres do Bocão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp