Política

MP pede para arquivar inquérito sobre atuação de Lula no Mensalão

Publicado em 26/09/2015, às 13h04   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal (MPF) pediu o arquivamento do inquérito sobre a atuação do ex-presidente Lula (PT) no Mensalão. O inquérito foi instaurado para investigar um suposto repasse de R$ 7 milhões da Portugal Telecom para o PT.
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o ex-presidente Lula e o ex-ministro da Fazenda, Antônio Palocci, eram suspeitos de terem participado diretamente da negociação do repasse. A apuração foi aberta em 2003, a partir de um depoimento do publicitário Marcos Valério, preso desde novembro daquele ano por ter sido o operador do esquema.
No depoimento, Valério disse que Lula tinha conhecimento do Mensalão e que o suposto empréstimo da Brasil Telecom serviria para quitar dívidas de campanhas do PT de 2002 e 2004.  De acordo com o publicitário, à época, a companhia portuguesa pretendia adquirir o controle da brasileira Telemig Celular.
Agora, o arquivamento do inquérito aguarda análise da 10º Vara Federal Criminal do Distrito Federal, especializada em casos de lavagem de dinheiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp