Política

Bahia deve ampliar parceria com o Instituto Fraunhofer em energias renováveis

Publicado em 28/09/2015, às 19h14   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Presente no Parque Tecnológico desde abril de 2014, num centro de projetos em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Instituto Fraunhofer pode ampliar sua presença em solo baiano. A informação é do senador Walter Pinheiro (PT/BA), que estará na Alemanha no início de outubro junto com o governador Rui Costa, buscando atrair novos empreendimentos para a Bahia.
Na agenda da comitiva baiana está uma visita ao Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar (ISE), com vistas a ampliar a parceria com o estado, tendo como foco o desenvolvimento de projetos e formação científica na área de energia renovável. “A Bahia possui um amplo potencial para a energia solar, tendo se destacado no último leilão na quantidade de projetos aprovados. Esta é uma área que podemos avançar na atração de grandes empreendimentos, mas também na área de pesquisa e inovação, aproveitando nossa base acadêmica que já vem trabalhando em parceria com o Fraunhofer no Parque Tecnológico”, destacou Pinheiro.
O Instituto Fraunhofer é uma organização com 15 mil cientistas distribuídos em 60 centros de pesquisa e uma das mais bem sucedidas do mundo na transferência de tecnologia entre universidades e empresas. Na Bahia, 21 pesquisadores já trabalham em projetos de desenvolvimento de soluções em softwares, entre eles o Rescuer, uma plataforma para gerenciamento de emergências baseada em tecnologias móveis que usa o apoio dos cidadãos, através de crowdsourcing e análise de dados multimídia. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp