Política

Lula se reuniu com Nelson Jobim para analisar cenários de Dilma

Publicado em 29/09/2015, às 10h42   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro da Defesa Nelson Jobim se reuniram há algumas semanas para discutir os desfechos da crise política, que vão desde cassação à renúncia da presidente Dilma Rousseff (PT).

De acordo com informações da coluna de Monica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, Jobim avaliou que a chance do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar a chapa da presidente Dilma e do vice-presidente, Michel Temer (PMDB), é remota. Neste caso, seria feita uma eleição em 90 dias e Aécio Neves, senador pelo PSDB, seria o favorito, desfecho este que não interessaria a Geraldo Alckmin (PSDB).

Já o impeachment ainda é improvável, já que Jobim não vê fundamento jurídico, enquanto Lula avalia que governo ainda tem força para garantir os 172 votos necessários para barrar o impeachment. E a renúncia, dado o perfil de Dilma, seria quase impossível.

A conclusão que se tirou foi que Dilma tem que realizar uma reforma de envergadura em sua equipe. Jobim sugere nomear um ministro forte da Casa Civil, enquanto Dilma se dedicaria à política internacional. Contudo, a reforma da presidente aponta na direção oposta.

Vale ressaltar que, com dificuldades em definir os ministérios, Dilma voltará a se reunir com PMDB e PT em busca de uma reforma administrativa para garantir apoio no Congresso. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp