O ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, afirmou na tarde dessa quinta-feira (8) que o julgamento histórico das contas da presidente Dilma Rousseff (PT) pelo Tribunal de Contas da União (TCU) é "página virada" para a dirigente petista. A declaração foi dada momentos depois da reunião ministerial convocada por Dilma, diante da rejeição das contas de 2014 na Corte.
Segundo o ex-governador da Bahia, agora, o governo vai fazer a "batalha" no Congresso Nacional, que é o responsável por decidir se as contas serão aprovadas ou rejeitadas. “A presidenta é uma guerreira. Ela opera muito bem nas dificuldades. Evidentemente que a gente preferia a análise feita pelo TCU culminando de outra forma. Mas ela [Dilma] encarou com respeito a decisão do TCU e entende que esta é uma página virada. E vamos fazer a batalha no julgamento que será feito pelo Congresso Nacional”, disse o ministro.
Wagner afirmou ainda não considerar a rejeição das contas um elemento provocador de um eventual processo de impeachment. “Processo de impeachment cada um pode propor o que quiser. Não vejo como elemento de prova um parecer que sequer foi votado. […] Eu acho muito difícil se tornar isso como elemento de prova porque isso é pretérito e está claro que fatos ocorridos antes de janeiro de 2015 não podem servir de base [para o impeachment]”, disse o petista.
Com informações do site G1.