Política

Deputado critica falta de proposta do Planserv para os servidores do interior

Publicado em 20/10/2015, às 17h45   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

Durante discurso na Assembleia Legista da Bahia (Alba), o deputado Marco Prisco (PSDB) criticou as mudanças nas regras do Planserv e disse que não propõe melhoria para os servidores do interior. “Nós queremos que o Planserv melhore para os servidores, principalmente para os servidores do interior. Eles chamam de “nãoserve”, porque não atendem às necessidades deles. O interior do estado é esquecido no projeto. Não tem nada que proponha melhoria para os esses servidores, disse.

Sobre o reajuste para os cônjugues, que aumentou de 40% para 50%, ele disse que afeta diretamente para os titulares. “O dinheiro dos agregados vai sair dos titulares"
O governo alega que 56% dos servidores não sofrerão reajuste, no caso aqueles titulares que recebem até R$ 3.752 reais. Para Prisco, isso é uma inverdade. “Quem paga o conjugue é o titular, então afeta eles também. Não temos poder para derrubar o projeto, mas vamos votar contra e lutar até o fim”, disse. O deputado alfinetou também  o sindicato dos servidores públicos estaduais. “Não entendo a inércia dos servidores estaduais que não estão aqui lutando pelos seus direitos”, disse.  

O deputado Zé Neto (PT), líder do governo na Casa, rebateu. Ele disse que as mudanças do Planserv servem para dar um equilíbrio econômico e interiorizar o plano. “Nós queremos interiorizar o Planserv com mais vigor, queremos ir mais longe e isso tenha um custo e precisamos fazer com que esse custo seja mais colaborativo com os servidores. Queremos dar mais capilaridade para o interior e expandir o plano”, disse. 

Segundo o parlamentar, o Planserv está entre os maiores do país e possui 504 mil usuários.  “Nós precisamos dar equilíbrio econômico ao Planserv. Vamos chegar a 50% de contribuição para os conjugues e aportamos mais de 400 milhões para o plano. Não estamos fazendo um plano lucrativo, estamos fazendo um plano mais colaborativo”, disse. 

Atualizado às 22h

Matérias relacionadas:

"Máquina devoradora de direitos", diz servidor sobre governo estadual

Para evitar obstrução, Governo acata emendas da oposição para o Planserv

Votação Planserv: Ânimos se exaltam e servidores xingam Rosemberg Pinto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp