Política

Aplicativo AVC Brasil será lançado amanhã pela Comissão de Saúde da Alba

Publicado em 28/10/2015, às 13h23   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma audiência pública será realizada nessa quinta-feira (29) na Assembleia Legislativa da Bahia por ocasião da passagem do Dia Mundial de Combate ao AVC. Segundo o deputado estadual José de Arimateia (PRB), vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Casa, o evento terá o lançamento estadual do Aplicativo AVC Brasil. O evento acontecerá simultaneamente nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, nas Casas Legislativas, através de videoconferência. A cerimônia terá início a partir das 9h30, na Sala Luiz Cabral, na ALBA.
Desenvolvido pela Rede Brasil AVC, o aplicativo vai oferecer ao usuário a identificação do AVC, através de ilustrações, mostrando os principais sintomas da doença, tais como boca torta, dificuldade de falar e para levantar os braços. O App Brasil AVC tem a finalidade alertar as pessoas e facilitar o acesso do paciente o mais rápido possível a uma unidade de atendimento especializado, já que também oferece uma relação delas, com filtro de endereço por geolocalização, apontando a mais próxima de onde o usuário se encontra. Além disso, em todas as telas do App, poderão ser acionados três botões de ligação telefônica instantânea: para o SAMU 192, um "Número Amigo" cadastrado previamente ou um serviço de taxi. Ele poderá ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais dos sistemas Android e IOS.
Para o deputado José de Arimateia, a luta em favor da melhoria da saúde pública precisa ser constante. "A tecnologia se revela uma grande aliada na nossa busca pelos avanços em direção à saúde e bem-estar da população baiana, principalmente quando é utilizada em benefício de quem sofre ou pode sofrer as consequências do AVC. A prevenção é sempre o melhor remédio e estou imensamente satisfeito por poder entregar esse aplicativo nas mãos dos baianos", analisou o parlamentar. De acordo com a Rede Brasil AVC, o atendimento rápido e adequado é fator determinante, pois evita que o cérebro fique exposto a maiores danos e representa toda a diferença entre viver ou morrer.   

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp