Política

Senado aprova tipificação do crime de terrorismo com pena de até 30 anos

Publicado em 30/10/2015, às 17h27   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O Plenário aprovou, nesta quarta-feira (28), com 38 votos favoráveis e 18 contrários, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 101/2015, do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que tipifica o crime de terrorismo. A proposta prevê pena de reclusão de 16 a 24 anos em regime fechado para quem praticar o ato. Mas se o crime resultar em morte, a reclusão será de 24 a 30 anos. O texto voltará a ser analisado pelos deputados por ter sido alterado no Senado.
O substitutivo aprovado tipifica o crime de terrorismo como aquele que atenta contra pessoa, “mediante violência ou grave ameaça, motivado por extremismo político, intolerância religiosa ou preconceito racial, étnico, de gênero ou xenófobo, com objetivo de provocar pânico generalizado”. De acordo com o texto, é considerado terrorismo político o ato que atentar gravemente contra a estabilidade do Estado democrático, com o fim de subverter o funcionamento das instituições.
A matéria  equipara a ato terrorista causar explosão, incêndio, inundação, desabamento ou usar gás tóxico, veneno, agente químico, biológico, radiológico ou nuclear em prédio ou local de aglomeração ou circulação de pessoas.
Site do Senado 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp