Política

Olivia Santana será reconduzida para presidência do PCdoB de Salvador

Publicado em 06/11/2015, às 20h04   Leo Barsan (Twitter @leobarsan)



A presidente municipal do PCdoB, Olívia Santana, será reconduzida ao cargo para os próximos dois anos, em conferência do partido na capital baiana, neste fim de semana. A recondução é resultado de 41 pré-conferências realizadas em distritos da legenda comunista.

Olívia destaca que a sigla tem a perspectiva de empoderamento e valorização das mulheres na política, inclusive com o lançamento da pré-candidatura da deputada federal Alice Portugal à prefeitura de Salvador. "Acabamos de eleger a presidenta nacional (Luciana Santos), o que demonstra a emancipação feminina", disse ela, destacando que, proporcionalmente, o PCdoB tem a maior bancada feminina do país. "Somos 43% e essa questão de gênero para o nosso partido não é retórica".

Alinhamento - A presidente municipal reeleita disse que as conversas em torno de uma candidatura própria do partido ao Palácio Thomé de Sousa discorrem de forma "democrática" com o PT, principal aliado do partido. "O governador Rui Costa estimula que sejam apresentados nomes. O PCdoB já apoiou muito e agora pretende mostrar a própria cara", definiu Olívia, que espera contar com apoio de outras legendas, a exemplo do PSB da senadora Lídice da Matta.

A deputada federal Alice Portugal destacou que existe um "clima de harmonia" nas discussões das perspectivas para as eleições de 2016. "A base de Rui deve ter mais de uma candidatura. Ele incentiva e gostaríamos de ter essa reciprocidade de outras forças. Minha candidatura está em construção", assegurou.

A presidente nacional do PCdoB, deputada federal Luciana Santos, definiu o partido como "emancipacionista" e ressaltou que o projeto da legenda na capital baiana é "estratégico". "Salvador, pelo peso político que tem, ganha relevância ainda maior. Alice é experiente e representa um patrimônio para o nosso partido. Vamos virar de cabeça para baixo essa gestão que não cuida dos mais pobres", avisou.

A conferência do PCdoB conta com 429 delegados, que vão deliberar sobre os rumos do partido ainda neste sábado (7).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp