Política

CPI do BNDES aprova convocação de Bumlai, amigo de Lula

Publicado em 12/11/2015, às 13h13   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A CPI do BNDES na Câmara Federal conseguiu aprovar nessa quinta-feira (12) a convocação do empresário e amigo do ex-presidente Lula, José Carlos Bumlai por 13 votos favoráveis e três contrários. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o empresário recebeu um empréstimo de R$ 101,5 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que teria feito manobras internas para conceder o crédito, uma vez que Bumlai estaria com empresas decretando falência. 
Os deputados querem saber se o empréstimo foi concedido com intervenção de Lula, amigo pessoal do pecuarista. A empresa dele que recebeu o aporte foi a São Fernando Engenharia 1, criada para produzir eletricidade a partir do bagaço da cana de açucar. Bumlai também é investigado pela Operação Lava Jato depois que dois delatores o apontaram como responsável por repassar recursos para uma nora de Lula. 
Dentre os requerimentos apresentados na CPI, um foi de autoria do deputado baiano João Gualberto (PSDB), no entanto, o parlamentar não consta na lista de votação consultada pela reportagem. O único baiano que votou no colegiado foi Bebeto Galvão (PSB), que opinou pela convocaçao.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp