Política

Deputadas cobram empoderamento da mulher e detonam “Bolsa Estupro”

Publicado em 14/11/2015, às 07h27   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Violência contra a mulher, discriminação, igualdade no mercado de trabalho foram temas debatidos na 4ª Conferência Estadual de Política para as Mulheres, em Salvador, que teve início na última quarta-feira (11). No encerramento do evento, nesta sexta (13), as deputadas federal, Alice Portugal (PCdoB), e estadual, Luiza Maia (PT), cobraram o empoderamento da mulher e detonaram a polêmica “Bolsa Estupro”.

Apoiada pelas bancadas religiosas do Congresso Nacional, a chamada Bolsa Estupro cria o risco de transformar a vítima em criminosa. De acordo com especialistas, o texto do Estatuto do Nascituro, aprovado na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados na semana passada, viola direitos das mulheres e as incentiva a considerar crime o aborto em casos de estupro.

"Em vez de discutir a violência contra a mulher, o Congresso Nacional retrógrado e machista fica debatendo o tamanho do nosso decote, da nossa saia. Enquanto isso, milhares de companheiras estão sendo assassinadas vítimas de feminicídio”, disse Luiza Maia.

Para a petista, as mulheres precisam mudar este cenário para ter uma representação verdadeira e legítima na política: ou tomamos pé da nossa luta ou vamos voltar a ser ‘queimadas na fogueira’. Pois, os projetos apresentados no Congresso são um retrocesso às nossas conquistas”.

Já Alice Portugal cobrou mais poderes para as mulheres. "Precisamos evoluir para que as políticas públicas encarem a mulher como uma cidadã que precisa ser empoderada, para superar essa distorção e essa discriminação que perseguem a mulher há séculos", disse.

A conferência terminou com a aprovação de propostas a serem levadas à etapa nacional pelas delegadas eleitas. Teve também a posse das novas integrantes do Conselho em Defesa dos Direitos das Mulheres.

Publicada originalmente às 17h do dia 13 de novembro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp