Política

Governador da Bahia ressalta apoio ao movimento negro

Publicado em 20/11/2015, às 20h59   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O governador do estado participou nesta sexta-feira (20), da 15ª Caminhada da Liberdade, evento que integrou à série de atividades alusivas ao mês da Consciência Negra.  As ações são coordenadas pela Sepromi e fazem parte das ações da Década Internacional Afrodescendente, instituída pela ONU, cuja adesão do governo do Estado foi feita, de forma pioneira no país, por meio de decreto assinado pelo governador Rui Costa em setembro. 
"O 20 de novembro é emblemático para o movimento negro porque celebramos a imortalidade e o legado de Zumbi dos Palmares, considerado um ícone da luta pela igualdade racial no Brasil. Inspirado na sua história, desenvolvemos uma série de ações afirmativas voltadas à valorização das comunidades negras. Estamos atentos e apoiamos o protagonismo dos movimentos sociais para celebrar os avanços e nos ajudar nas conquistas futuras", disse Rui Costa. 
Diversas entidades de matriz africana, entre elas o Ylê Aiyê, Muzenza, Cortejo Afro, Os Negões e o Malê de Balê participaram da caminhada e reforçaram, por meio de seus tambores, a luta em prol da igualdade racial. O evento contou ainda com o ex-presidente Lula e secretários estaduais, como Jorge Portugal (Cultura), Geraldo Reis (Justiça), Olívia Santana (Políticas para as Mulheres), além dos ministros Juca Ferreira (Cultura), Nilma Guedes (Promoção da Igualdade Racial), entre outras autoridades. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp