Política

Câmara de Maracás não vota Consórcio de Saúde e vereadores confrontam prefeito

Publicado em 23/11/2015, às 14h40   Tamirys Machado (Twiter: @tamirysmachado7)


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara de vereadores de Maracás está resistente para aprovar o projeto que autoriza o município a participar Consórcio de Saúde do Estado. O prefeito da cidade Paulo dos Anjos (PT), até participou da cerimônia de assinatura do consórcio público, porém não tinha nada nas mãos já que o projeto não foi apreciado pelo executivo municipal. O embate é de cinco vereadores da oposição com o prefeito. “Cinco vereadores não quiseram votar e já tem 15 dias o projeto na Casa”, disse Paulo dos Anjos.  “Agora me diga, todos os outros municípios aceitaram, eles estão errados? Ou é Maracás que está? Eles estão politizando a situação”, disse, em referência aos edis que resistem em aprovar.        
O consórcio vai atender aos municípios de Barra do Rocha, Cravolândia, Dário Meira, Ibirataia, Itagí, Itaquara, Itagibá, Itamarí, Itiruçu, Jaguaquara, Jequié, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Planaltino, Santa Inês, Irajuba. O projeto deve beneficiar mais 600 mil habitantes das regiões do Vale do Jiquiriçá e do Médio Rio de Contas. Maracás é a única cidade que a câmara não aprovou. 
A proposta que seria votada na última sexta-feira (20), foi adiada novamente e está prevista para entrar na pauta da Casa próxima quinta-feira (26) e, segundo o prefeito, caso os vereadores não aprovem ele vai judicializar a questão. “Já tenho uma ação popular com mais de três mil assinaturas e com certeza com a manifestação popular eles irão aprovar. Caso isso não aconteça eu vou entrar com uma ação na justiça”, afirmou. 
Com o Consórcio, o Estado fica responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de financiar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante.
Publicada originalmente às 15h do dia 22 de novembro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp