Política

Tucanos podem chegar à convenção nacional rachados

Imagem Tucanos podem chegar à convenção nacional rachados
Disputa entre os grupos de Serra e Aécio não dá mostras de entendimento  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/05/2011, às 13h25   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

De acordo com avaliação de Lauro Jardim, da coluna Radar, da revista Veja, o clima da convenção nacional do PSDB, que acontece no próximo sábado (28), promete esquentar com a disputa entre seguidores do ex-governador José Serra e do senador Aécio Neves.

Os ânimos entre o dois gruspos não andam nada ameno. Os tucanos brigam por tudo. Não há perspectiva de entendimento. O grupo liderado por Aécio já deixou calro que vai para a convenção com a disposição de assumir o comando da legenda.

A turma de Serra, por outro lado, não esconde o desejo de assumir a presidência do ninho tucano, o que foi reivindicado, mas por falta de cacife substituída pela reivindicação da secretaria-geral para abrigar Alberto Goldman.

Os aecistas não fizeram qualquer movimento no sentido de abrir mão do cargo, onde querem ver mantido o mineiro Rodrigo Castro. Oferecem a Goldman a primeira vice-presidência. Outro serrista ficaria no comando da primeira-secretaria.

Outra ideia é criar um conselho político integrado pelas cabeças coroadas do partido: Aécio, Serra, Tasso, Sérgio Guerra e FHC. Serra rechaça essa solução. Desdenha o conselho.

Até o momento nenhum dos dois lados negociou nada. Desde a campanha eleitoral para presidência da República, Aécio Neves e José Serra não sentam para conversar, o que mostra como anda o clima entre os dois.

A disputa pode levar o ninho tucano à convenção rachado. Aparentemente, os "aecistas" estão em vantagem e demonstrado cacife para tomar o comando do partido. Aécio pretende tomar conta do PSDB agora, mostrando que não pretende abrir mão de nada de relevante no partido.

Isso mostra claramente a sua disposição em atropelar Serra - que alimenta a esperança de ter uma chance de entrar na corrida eleitoral - na disputa pela presidência da República em 2014.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp