Política

Mudança em locais de votação causa tumulto na eleição de conselheiros tutelares

Publicado em 06/12/2015, às 11h21   Marivaldo Filho (Twitter:@marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

Alterações de última hora em locais de votação na eleição dos novos 180 conselheiros tutelares confundiram quem tentou votar nos bairros do Nordeste de Amaralina e de Santa Cruz, na manhã deste domingo (6). Eleitores e candidatos, em contato com a reportagem do Bocão News, questionaram as mudanças e a falta de divulgação dos novos locais de votação.

Os eleitores da Pituba, Federação, Rio vermelho, Nordeste de Amaralina, Itaigara, Vale das Pedrinhas, foram todos reunidos em duas escolas.

Para o ex-presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Renildo Barbosa, candidato a conselheiro tutelar, as alterações comprometem o resultado final da votação.

“Somente duas urnas em cada escola, não há policiamento, guarda municipal e acessibilidade. Acredito que a eleição fica comprometida porque o número de eleitores que estaria votando em determinado candidatos vai diminuir. Isso favorece candidatos, que já estavam mobilizados, e desfavorece candidatos, que tem um trabalho voltado para crianças e adolescentes, mas que não têm como mobilizar a comunidade para outros locais”, criticou.

O secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Bruno Reis, alegou que as mudanças aconteceram por causa da onda de violência no Nordeste de Amaralina e Vale das Pedrinhas.

“Tivemos que mudar os locais de votação por causa do que aconteceu nesses lugares na última semana. Foi tudo de última hora. Estamos fazendo o possível para que a votação transcorra da melhor forma, garantindo a lisura em todo o processo”, afirmou Bruno Reis.

Expectativa

Quase 20 mil soteropolitanos devem ir às urnas neste domingo (6) escolher os novos conselheiros tutelares da capital baiana. Ao todo, 337 candidatos selecionados previamente, por meio de provas em etapas eliminatórias, disputam as 180 vagas (90 titulares e 90 suplentes).

De acordo com o secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Bruno Reis, o eleitor pode votar em 58 escolas e poderá escolher até cinco conselheiros. “A expectativa é muito boa, seguimos todas as recomendações do Ministério Público e do CMDCA (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente), viabilizando a estrutura necessária. O cidadão não pode esquecer de levar o título de eleitor e o documento oficial com foto”, disse.

Ao Bocão News, secretário destacou ainda a relevância do conselheiro tutelar para sociedade. “Os novos conselheiros vão atuar nos próximos quatro anos em 18 regionais, acompanhando, cobrando e fiscalizando o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Eles vão trabalhar com crianças e adolescente que estão em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

De acordo com o gestor da pasta, o conselheiro recebe R$ 2500 e o resultado da eleição deve sair na próxima terça-feira (8).

Nesta semana, a Justiça chegou a suspender a eleição mas uma liminar (decisão provisório) do Tribunal de Justiça  da Bahia (TJ-BA) suspendeu a decisão. O secretário Bruno Reis minimizou a judicialização do pleito. “Houve um pedido único de um suplente de vereador do PSOL com argumentos frágeis, mas a decisão foi suspensa porque seguimos todas as recomendações do Ministério Público e CMDCA”, ressaltou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp