Política

‘Investidores podem confiar no Brasil’, diz Barbosa durante a posse

Publicado em 21/12/2015, às 19h50   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, reafirmou a investidores que podem confiar em sua gestão. Em seu primeiro discurso após ser empossado, Barbosa disse que vai buscar “fortalecer o diálogo” com o Congresso Nacional e se comprometeu a formular iniciativas para retomar o crescimento.

Em cerimônia de transferência do cargo, com a presença de seu antecessor, Joaquim Levy, Nelson Barbosa destacou ainda que o “aumento da produtividade” é o foco principal das políticas econômicas da nova equipe.

Barbosa disse ainda que a autonomia do Banco Central para lidar com a inflação será mantida. "O controle da inflação é condição indispensável para a estabilidade econômica e a retomada do crescimento".

O novo ministro agradeceu a seu antecessor e disse que o maior desafio do governo nesse momento é fiscal. Ele destacou que houve avanços nesse campo ao longo de 2015, mas que o esforço tem que continuar e lembrou que o governo tem instrumentos para avançar nesse campo. "Nesse momento, nosso maior desafio é fiscal e temos todas as condições de superar esse desafio", disse Barbosa.

Ele voltou a defender a fixação de um limite para os gastos públicos e disse que pretende construir uma proposta nesse sentido ouvindo especialistas. Barbosa também afirmou que vai trabalhar numa agenda de simplificação tributária, citando especificamente as reformas do ICMS e do PIS/Cofins.

O ministro disse, contudo as reformas não podem representar uma queda de arrecadação para o governo. "Não podemos nem devemos reduzir nossas receitas, mas podemos melhorar o perfil da tributação".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp