Política

Novas regras do ICMS do comércio eletrônico devem beneficiar estados do Nordeste

Publicado em 02/01/2016, às 21h42   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Entraram em vigor nesta sexta-feira (01), as novas regras para o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação do comércio eletrônico. A Emenda Constitucional 87, que trata da repartição, entre os Estados, da arrecadação do ICMS cobrado sobre mercadorias e serviços vendidos pela internet e telefone tinha sido promulgada em abril de 2015 pelo Congresso Nacional.
Conforme o Walter Pinheiro (PT-BA), a medida beneficia os estados do Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Ele explica que as novas regras corrigem uma distorção tributária que privilegiava o Estado de origem, onde está localizada a loja virtual, em detrimento do Estado comprador, ou de destino, que não recebia nada. “Se este sistema que aprovamos tivesse funcionando desde 2014, a Bahia já teria faturado 100 milhões de reais para ser investido em saúde, educação, infraestrutura e melhoria para a vida dos cidadãos”, explica o senador.
As novas regras tornam gradual a alteração nas alíquotas, atribuindo aos estados de destino 100% da diferença de alíquotas apenas em 2019. Até lá, vale a seguinte regra de transição: 40% para o destino e 60% para a origem (2016); 60% para o destino e 40% para a origem (2017); e 80% para o destino e 20% para a origem (2018). 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp