Política

'Técnicos' viram políticos e secretários podem disputar eleições

Publicado em 06/01/2016, às 18h37   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), bem que tentou garantir que seus secretários não seriam candidatos nas eleições deste ano, mas nove deles tem nomes ventilados para disputarem o pleito este ano. Alguns “técnicos” viraram políticos e ingressaram em partidos orientados pelo chefe do Palácio Thomé de Souza.

Em dezembro de 2014, ao anunciar o novo secretariado para 2015, o prefeito garantiu, durante entrevista coletiva, que nenhum dos gestores disputaria as eleições.  “Isso é para que se comprometam com a continuidade do trabalho até o final da gestão”, disse à época. Contudo, sete deles desbancam para ocupar a vaga de vice-prefeito, com o objetivo de assumirem a cadeira do Thomé de Souza, caso o demista se eleja governador da Bahia, em 2018.

Da cota do PMDB estão o secretário de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza, Bruno Reis, e o de Mobilidade Urbana, Fábio Mota. Do Democratas partem o atual secretário da Fazenda, Paulo Souto, e o chefe de gabinete (com status de secretário), João Roma. Quem aparece pela cota do PV é o secretário da Casa Civil, Luiz Carrera. Somam-se ao time de candidatos à vice os secretários da Educação e de Urbanismo, Guilherme Bellintani (PPS) e Silvio Pinheiro (Solidariedade), respectivamente.

Além dos candidatos a vice-prefeito, dois vão disputar o Legislativo. O gestor da pasta de Relações Institucionais, Heber Santana, se desincompatibilizará e voltará a Câmara dos Vereadores para a reeleição. Quem também tentará uma cadeira do Legislativo é a secretária de Ordem Pública, Rossemma Maluf.

Contudo, o prefeito ACM Neto já solicitou que os membros de sua equipe que vão disputar as eleições deste ano o comunique até o mês de março para realizar uma nova mudança no secretariado. 

Matérias relacionadas:

Escolha de vice não será decisão pessoal, despista ACM Neto

Rosemma justifica interesse na carreira política

ACM Neto pulveriza e filia pupilos para “cercar” siglas aliadas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp