Política

Deputados cobram ações em defesa de Abrolhos após chegada de lama de Mariana

Publicado em 08/01/2016, às 13h58   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Após o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informar que a lama decorrente do rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais, chegou ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no sul baiano, os deputados Benito Gama (PTB) e Alex Lima (PTN) manifestaram preocupação com o incidente. O peetenista criticou a falta de ações preventivas por parte da mineradora. "Essa já era uma tragédia anunciada desde novembro, quando ambientalistas ressaltavam as reais possibilidades da lama atingir essa região, que é a área de maior biodiversidade do Atlântico Sul, e de lá para cá nada foi feito para impedir", frisou o deputado estadual. 
Em novembro, Alex Lima, durante sessão na Assembleia Legislativa da Bahia, alertou sobre os riscos caso a lama com rejeitos chegasse à reserva baiana. "Agora, mais do que nunca, é preciso saber de onde virão os recursos para recuperar essa importante área do turismo do Estado e quem serão os responsáveis", questionou. Lima pediu ainda celeridade a mineradora responsável pelo desastre ambiental, no recolhimento dos dejetos que deixam as águas turvas das praias turísticas mais importantes da Bahia. "A lama traz prejuízos também as praias da região de Caravela e Trancoso", lembrou o parlamentar. 
O deputado federal petebista, por sua vez, convocou nesta sexta-feira (8), o governador Rui Costa, deputados e senadores para lutar em defesa da região. "É preciso confirmar a origem dos danos causados e trabalhar em conjunto pela difícil recuperação da área de preservação ambiental. Abrolhos é uma das mais importantes áreas de preservação da vida marinha na costa brasileira com uma das maiores diversidades ambientais do Atlântico", disse Benito Gama.  
Segundo a presidente do Ibama, Marilene Ramos, os técnicos tiveram praticamente a certeza de que é a lama visualizada na região da Samarco. Eles sobrevoaram a região fazendo estudos para confirmar impacto na área de preservação ambiental. "Esse desastre da Samarco atingir o santuário ecológico de Abrolhos na Bahia é um absurdo. Vamos à luta", afirmou o deputado Benito Gama.
Apesar do posicionamento do Ibama, o governo baiano negou que a mancha vista tenha relação com a lama oriunda da barragem rompida em Mariana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp