Política

Ministro anuncia linha de financiamento para combater Aedes Aegypti

Publicado em 11/01/2016, às 18h14   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O ministro de Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, anunciou nesta segunda-feira (11) a abertura de linhas de financiamento para incentivar organizações que desenvolvem inovação em biotecnologia. É o caso da Organização Social Moscamed, sediada em Juazeiro, que desenvolve a criação de mosquitos transgênicos responsáveis por impedir a reprodução do Aedes Aegypti.
Em reunião realizada hoje com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Manoel Ribeiro, e com os deputados Jorge Solla (PT-BA) e Afonso Florence (PT-BA) o ministro elogiou o trabalho desenvolvido pela Moscamed e destacou que projetos desta natureza terão prioridade.
“É uma experiência em curso em Jacobina e Juazeiro, que já em análise pela Casa Civil para que possa ser usada em todo o país no combate a doenças como a Zika, Chikungunya e dengue, mas que precisa de financiamento para continuar a desenvolver inovação. Não só ela como tantos outros pesquisadores do país que porventura não encontram na iniciativa privada quem financie este tipo de projeto, que têm, todavia, alto interesse público envolvido”, destaca Jorge Solla.
No encontro, o ministro disse ainda que irá avaliar como contribuir na construção dos dois novos centros tecnológicos da Bahia, no oeste e sul do estado, que funcionarão nos moldes do centro já existente em Salvador. Ele revelou o financiamento do ministério no valor de R$ 1,25 milhão ao projeto de GigaSul, que prevê a instalação de cabos de fibra ótica entre instituições de ensino e desenvolvimento de pesquisa no sul do Estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp