Política

Não é só colocar cimento na cidade, diz Aladilce após morte em queda de árvore

Publicado em 22/01/2016, às 12h49   Juliana Nobre (@julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

A queda de uma árvore resultando na morte de uma idosa de 80 anos, na manhã desta sexta-feira (22), em Salvador, chamou a atenção para a falta de manutenção da vegetação na capital baiana. A nova líder da oposição na Câmara de Vereadores, Aladilce Souza (PCdoB), criticou a erradicação ‘radical’ e, por outro lado, a falta de atenção para o cuidado delas. A poda de árvores é de responsabilidade da Secretaria de Manutenção da prefeitura de Salvador.

Em conversa com o Bocão News, a comunista criticou a falta de articulação entre as secretarias afins, como a Seman e da Cidade Sustentável, e projetos que não preservam o meio ambiente. A nova líder disse ainda que vai cobrar mais transparência da prefeitura e uma política de meio ambiente para o município. “Ao invés de colocar só cimento na cidade é preciso cuidar das arvores, do meio ambiente. É uma gestão desarticulada, entre as secretarias. O prefeito prometeu plantar uma milhão de árvores, e estamos chegando ao final da gestão e nada. É preciso que haja uma política transparente, técnica séria, de acompanhamento, de manutenção, de erradicação de pragas”, defende.

Se o corte de árvores pela prefeitura para dar espaço a projetos consterna a vereadora, a obra do metrô pelo governo do estado também não fugiu das críticas da comunista. Questionada se a crítica valeria para seu aliado, o governador Rui Costa, a edil confirmou. “O que vale para um vale para o outro. Tanto prefeitura quanto governo do estado. É preciso ter critérios porque todo benefício precisa de uma compensação. A cidade está ficando insuportável”, afirma.

De acordo com a nova líder, uma proposta será apresentada no retorno das atividades, em fevereiro. A erradicação das árvores centenárias deverão ser publicadas no Diário Oficial com todas as justificativas para a ação.

Matérias relacionadas:

"Não deu nem tempo de correr", diz sobrevivente de queda de árvore

Árvore cai na Tancredo Neves e mulher morre

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp