Política

Exoneração de Marcelo Gavião expõe divergência dentro do PCdoB

Publicado em 29/01/2016, às 11h12   Cíntia Kelly (@cintiakelly_)


FacebookTwitterWhatsApp

A exoneração do coordenador do SineBahia, Marcelo Gavião, vai desencadear uma briga interna no PCdoB. O motivo: o secretário de Emprego, Trabalho e Renda, Álvaro Gomes dispensou o colega militante sem o conhecimento do partido. Diga-se, Gavião é ligado ao presidente da legenda, o deputado federal Daniel Almeida.

Os bastidores da demissão mostram um enredo com pitadas de ciúme e revanche. Anteontem, Álvaro entrou em conta com o Superintendente da Setre, Rubens Santiago, e disparou contra Gavião. O ex-deputado estadual disse que precisava colocar no lugar dele alguém mais competente.

Apesar do argumento, o que existe é um revide de Álvaro, que credita a sua derrota nas urnas no ano passado a uma dobradinha de Gavião que favoreceu a Bobô, que acabou lhe tirando o assento na Assembleia Legislativa. Para além, para Álvaro, Daniel também foi responsável por sua derrota ao viabilizar candidaturas que acabaram por lhe tirar votos, como a do tambem bancário Olivan Faustino, que teve 4.050. Alvaro perdeu por 1.994 votos.

A demissão de Gavião foi encarada por alguns comunistas como erro de cálculo. A exoneração acaba por enfraquecer o já combalido Álvaro Gomes, que vem sendo criticado dentro do partido e no governo.

Fontes do Bocão News reafirmam que Álvaro está muito desgastado no governo. Rui Costa nem o recebe mais em audiências já há alguns meses e nem comparece às atividades da Setre.

Não é segredo para ninguém que Rui Costa queria que a Secretaria ficasse com o presidente do PCdoB no estado, Daniel Almeida. Deputado federal no terceiro mandato, Daniel não se interessou pela pasta.

Daniel Almeida critica posição individual

Procurado pelo site, Daniel Almeida disse que não conversou com o secretário sobre a demissão de Marcelo Gavião. “Ele está fora. Tentei falar hoje mas não consegui, mas vamos fazer essa conversa”, disse. O presidente da legenda reafirmou a postura coletiva do PCdoB. “É uma responsabilidade coletiva cuidar dos espaços do partido. Todos os militantes do partido sabem que acima das posições individuais, prevalecem o coletivo em qualquer área que atue”, disse em tom de recado.

O Bocão News tentou falar com o secretário Álvaro Gomes, mas as ligações não foram atendidas. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp