Política

Sem definição, PT e PCdoB fragilizam candidaturas em Itabuna

Publicado em 30/01/2016, às 06h42   Luiz Fernando Lima (Twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

O ano eleitoral na Bahia só começa depois do Carnaval, segundo o secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes. A declaração vem depois das conversas que teve com Geraldo Simões (PT) e Davidson Magalhães (PCdoB), separadamente, sobre a disputa pela candidatura em Itabuna. Cidade onde Josias milita politicamente.

Embora ainda não haja decisão e o secretário afirme que é cedo, as costuras, como é de conhecimento público, estão na etapa de acabamento. O problema é que nenhum dos dois envolvidos está disposto a abrir mão da cabeça da chapa e, portanto, para unificar vai dar trabalho.

Na casa do PT Geraldo tem a missão de ser enterrado politicamente. Perdeu a eleição para deputado federal e não conseguiu eleger seu filho, Thiago Feitosa (PSL), para o Legislativo estadual. A desconstrução do nome de Geraldo começou antes destas derrotas, teve início quando “bateu o pé” e determinou que a esposa, Juçara Feitosa, seria – e foi – candidata à prefeitura da cidade em 2012.

Davidson por outro lado é considerado o quadro político “pesado”. A definição é dada a pleiteantes com dificuldades de ter expressivas votações. No entanto, conseguiu ficar na suplência da Câmara dos Deputados e assumiu a cadeira quando Pelegrino foi convocado para chefiar a secretaria estadual do Turismo. Davidson sabe que Pelegrino pode deixar a secretaria a qualquer momento e perder o mandato.

Ou seja, Geraldo está sem mandato e busca voltar ao cenário político. Davidson está deputado federal, mas pode perder o posto em uma decisão na qual ele não exerce influência direta. Entre a cruz e a espada está Rui Costa, representado pelo secretário Josias Gomes. O que vai acontecer só se saberá mais adiante, mas a divisão entre PT e PCdoB favorece, claramente, a candidatura do deputado estadual Augusto Castro (PSDB) que já lançou seu nome e agora tenta conquistar os apoios de Capitão Azevedo e Fernando Gomes, ambos do DEM. 

Publicada no dia 29 de janeiro de 2016, às 13h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp