Política

Restos a notar: bastidores, olhares e ponderações sobre a política baiana

Imagem Restos a notar: bastidores, olhares e ponderações sobre a política baiana
Bnews - Divulgação

Publicado em 06/11/2012, às 20h21   Luiz Fernando Lima (Twitter @limaluiz)*


FacebookTwitterWhatsApp

Praticamente em toda entrevista feita por um jornalista que resulta em uma nota, matéria, reportagem ou em uma publicação de ping pong “sobram” declarações, comentários, análises e o rescaldo que não são utilizados ali. Muitas destas são interessantes, mas ficam de fora por uma razão ou outra. Este é o conceito desta coluna. A ideia é que em conversa de repórter seja com fonte ou entre colegas, tudo que não é off pode ser usado e tudo que é usado potencialmente interessa a alguém.

Transição

O desejo era de evitar usar fontes sem nome, mas o momento exigiu, então este editor teve que se render. Dentro do Palácio Thomé de Souza tem comissionado afirmando que a transição entre João Henrique e ACM Neto está fechada. O prefeito abriu as portas para o ex-governador Paulo Souto bulir na caixa preta em troca quer apoio de Neto para permanecer, após as férias, no cenário político.

Conselho Municipal

Durante os últimos quatro anos, João Henrique resistiu bravamente aos pedidos de vereadores da oposição, Ministério Público Estadual, movimentos sociais e outras representações da sociedade civil organizada para instituir e nomear os membros titulares e suplentes. No último dia primeiro de novembro, o gestor “baixou a guarda” e resolveu o problema.

Não por acaso

O prefeito eleito de Salvador, ACM Neto, tem tido uma relação afinada com João Henrique. No entanto, não se posicionou em relação aos projetos de grande magnitude do gestor. A Linha Viva e a Linha Atlântica são vias que precisam passar pelo recém nomeado Conselho da Cidade. JH nomeou e não esconde de ninguém que quer preparar terreno para deixar mais este projeto na sua conta de realizações.

Democrata

Neto é um democrata que reconhece o legítimo direito de JH administrar a cidade até o último dia de governo, 31 de dezembro. Não vai intervir, mas deve interferir em alguns processos. Nestes, por enquanto, não julgou necessária. Até porque, se achar conveniente, pode recorrer a uma prerrogativa do novo prefeito. Deixar de lado todo o projeto de JH e seguir outro rumo.

Conveniência

Não entrar em choque com João Henrique é fundamental para os planos de Neto. Se tiver dificuldade em acessar os dados da prefeitura, tudo ficará emperrado. Se emperrar, vai ter que recorrer a outra “manchete” petista. Depois de declarar “que nunca antes na história de Salvador” (parafraseando o ex-presidente Lula), terá que justificar as dificuldades com a famigerada “Herança Maldita”. Não seria prudente, tampouco conveniente.

Da série: Stars Wars 1 – Ameaça Fantasma

As estrelas do PT andam se atracando respeitosamente, tudo para saber quem tem mais votos. Alguns petistas dizem que voto agora é respeito dentro da sigla. Ao menos é o que se diz internamente. Talvez por isso que alguns parlamentares já enviaram para a imprensa dados apontando que cresceram em suas regiões, onde mantêm seus currais eleitorais.

Stars Wars 2 – Ataque dos Clones

Em Vitória da Conquista a questão é de poder mesmo. Zé [Raimundo] e Nonô [Waldernor] saíram vitoriosos na região do Sudoeste, mas enfraquecidos na cidade, já que não conseguiram reeleger os dois vereadores que mantêm. Apenas o atual presidente da Câmara Municipal, o conhecido Jacaré, conseguiu votos suficientes para abocanhar uma cadeira. O curioso é que Jacaré não é o preferido do prefeito Guilherme, que já declarou interesse em apoiar um novato. “É, em Rio que tem piranhas, jacaré só nada de costas”. Continua...

Engessa

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa pediu vistas no projeto de lei que cria a Agência Reguladora de Saneamento Básico Estado da Bahia (Agersa). A matéria só deve voltar à pauta no próximo dia 13. Bruno Reis (PRP) foi o autor da solicitação. Embora, não seja novidade a informação que Reis é combativo adversário do governo Jaques Wagner e aliado de ACM Neto, o PRP integra o badalado grupo governista. O partido, assim como os outros “parceiros”, deseja espaço, a Agersa em tese vai ser comandada por alguém do PR, mas não está descartada a possibilidade de um indicado do PRP assumir a nova agência do governo. Certamente, tem gente da sigla indignada com Reis.

Limbo

Antes das eleições municipais, o PRP contava apenas com Bruno Reis, sendo assim, seria difícil pleitear espaços dentro da gestão de Wagner, mesmo que aderindo ao projeto. No entanto, com as vitórias de Cláudia Oliveira (PSD), em Porto Seguro, e Adolfo Menezes (PSD), em Campo Formoso, para as cadeiras vagas entrarão o ex-deputado Capitão Fábio (PRP) e o ex-deputado estadual Jurandy Oliveira (PRP). Agora, pode reivindicar um lugar ao céu. Mas o PRP pode ficar no limbo também. Certo mesmo é que Reis deixará o partido, mais cedo ou mais tarde.


*Luiz Fernando Lima é editor do site Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp