Política

Da nossa parte, não há disputa política, diz sobre Rui sobre polêmicas na folia

Publicado em 09/02/2016, às 21h08   Rodrigo Daniel Silva (@rodansilva)



O governador Rui Costa (PT) colocou “panos quentes” nesta terça-feira (9) após ele e o prefeito ACM Neto (DEM) entrarem em polêmicas sobre a exclusividade de uma cervejaria no Carnaval e também sobre o tema da folia do próximo ano.
“O que eu sempre propus foi um debate entre os dois Poderes para fortalecer a maior festa popular do planeta. Da nossa parte, não existe disputa política. O que queremos é fazer do Carnaval um evento ainda mais importante para a Bahia e para os baianos”, declarou o governador, ao embarcar ontem para a cidade de Porto Seguro, no extremo sul do estado, onde ele participa do encerramento do Carnaval da Bahia.
O petista voltou a ressaltar ainda os investimentos feitos pela governo do Estado na folia. Segundo ele, só com a segurança da festa foi um valor na ordem de R$ 42 milhões.  “Associamos o investimento em segurança à contratação de artistas para desfilar sem cordas nos circuitos Dodô e Osmar. Sem as cordas e com a ampliação do efetivo policial, estamos fazendo uma festa de paz que vai ficar registrada na história de Salvador”, pontuou. 
Briga política
A exclusividade da cervejaria virou alvo de briga política entre o prefeito ACM Neto e o governador Rui Costa neste Carnaval. O petista afirmou que não é a favor desse modelo de negócio. O democrata rebateu e disse que:  "esse assunto não é para governador ". No terceiro round, o petista disparou: “Como cidadão eu tenho esse direito. Graças a Deus a minha geração ajudou a sepultar a ditadura e permitiu que todos possam emitir opinião”. 
Outro assunto que causou polêmica foi o tema do Carnaval do próximo ano. Em seu perfil oficial no Twitter, o governador Rui Costa anunciou que a Tropicália seria o tema da festa no Centro Histórico no ano que vem. A declaração do petista, porém, gerou um ruído de comunicação, pois pensou-se que o tema seria o da folia em todos os circuitos. 
O prefeito ACM Neto fez questão de ressaltar que “quem define o tema do carnaval é o conselho (Concar) e não o governo do estado”. O secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, também esclareceu a situação.
"O governador Rui Costa definiu o tema da festa de 2017 no Pelourinho, onde o Estado organiza a festa na capital baiana, garantindo atrações 100% gratuitas aos foliões. É o Governo quem decide por lá. No ano que vem, vamos fazer uma grande homenagem aos 50 anos da Tropicália, mas o que deve prevalecer sempre é a paz e a tranquilidade no Carnaval da Bahia", disse o titular da Secult. Ainda segundo o secretário, "se o prefeito não tiver nada contra a Tropicália, sugiro que a prefeitura adote o mesmo tema e também faça uma merecida homenagem a este grande movimento que marcou a história do país".
Leia mais:
Publicada originalmente às 13h do dia 9 de fevereiro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp