Política

Deputado requer programa de prevenção e combate ao Zika Vírus e microcefalia

Publicado em 17/02/2016, às 16h23   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Com nos números alarmantes de microcefalia relacionados ao Zika Vírus investigados em todo país que se eleva a cada dia, um projeto de lei requer a cria o Programa Estadual de Prevenção e Combate ao Zika Vírus e Microcefalia no Estado da Bahia, com ações que deverão ser promovidas conjuntamente pelas secretarias de Saúde do Estado e a Secretaria de Educação do Estado. A matéria foi apresentada pelo deputado estadual Alan Sanches para “conscientizar a população baiana da importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti, maior agente de transmissão do Zika Vírus”.

As medidas, conforme Sanches, “devem variar de palestras nas escolas da rede pública à realização de exames preventivos nos centros comunitários, escolas e lugares de acesso público, afim de identificar possíveis pessoas infectadas”.

De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) no dia 11 de fevereiro, subiu para 11 o número de mortes sob suspeita de microcefalia na Bahia. O número de casos notificados da doença de outubro até o dia 9 de fevereiro também aumentou de 618 para 701 (+13,4%) em uma semana.

“É de conhecimento de todos que a zika é uma doença infecciosa especialmente perigosa para mulheres grávidas, principalmente nos primeiros três meses de gestação, porque pode causar microcefalia nos bebês e os números de casos que, inevitavelmente, estão se elevando e tem trazido à população um verdadeiro estado de pânico, demanda do Governo do Estado da Bahia, uma ação imediata no sentido de tranquilizar a população”, alertou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp