Política

Secretária da Odebrecht diz que "acarajé" era porção de comida

Publicado em 27/02/2016, às 08h05   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um relatório da Polícia Federal mostra troca de e-mails entre funcionários da Odebrecht combinando a entrega de "acarajés", expressão que, segundo a PF, seria usada para se referir a propina e que batizou a 23ª fase da Operação Lava-Jato. A secretária da empresa, Maria Lúcia Tavares, apontada pela PF como responsável por gerenciar a propina, afirmou que a expressão "acarajé" não era dinheiro ilegal, e sim reais porções da comida que eram enviadas de Salvador para o Rio.
Conforme as informações de O Globo, em depoimento aos investigadores da Lava-Jato, Maria Lúcia disse que os e-mails trocados entre ela e os executivos Hilberto Mascarenhas e Roberto Prisco Ramos referiam-se a "entrega de porções de acarajé para entrega no Rio de Janeiro em um escritório; Que as baianas em Salvadores vendem pequenas porções para aperitivos, em caixa" e que cabia a ela providenciar as entregas a Hilberto no local indicado por ele.
No relatório, a PF mostra o teor da troca de e-mails entre os três. Em 27 de janeiro de 2014, Roberto Ramos pede 50 acarajés a Hilberto, a quem chama de "Tio Bel", mesmo sendo mais velho do que ele.
"Tio Bel, você consegue me fazer chegar mais 50 acarajés na 4a feira a tarde (por volta das 15hs) no escritório da OOG, no Rio?" Estou no Mexico, mas chego de volta na 4a de manhã. Grato e abraço RR". Hilberto responde com um "ok programado. Seus acarajés chegaram quentinhos".
No relatório, a Polícia Federal diz que as análises permitem concluir que o termo acarajé seja "um código para representar 'recursos financeiros em espécie'. Ou seja, Maria Lúcia era acionada por Hilberto Mascarenhas para que disponibilizasse, de forma ainda não esclarecida, a entrega de valores em espécie a Roberto Ramos", diz o trecho do documento.
Para os investigadores, Maria Lúcia sustentou versão "pouco verossímil" de que o acarajé a que se referiam no e-mail eram de fato porções de comida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp