Política

Entidades negras protestam contra Paulinho da Força por levar acarajé à Câmara

Publicado em 28/02/2016, às 17h33   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Religiosos de matrizes africanas e entidades do movimento negro protestam nesta segunda-feira (29), às 19h, contra o deputado federal Paulinho da Força (SD), quando a liderança receberá o titulo de cidadão soteropolitano da Câmara Municipal de Salvador.
Com toques de atabaques, faixas e cartazes com palavras de ordem, e acompanhados de caixas de som, os manifestantes vão repudiar o desrespeito à fé dos adeptos do candomblé e umbanda e ao acarajé,  elemento sagrado para os seguidores dessas religiões. "O que nós, religiosos de matrizes africanas, questionamos é como uma pessoa que nunca fez absolutamente nada pela Bahia, a não ser desrespeitar o axé do acarajé, pode receber um título desses. Isso demonstra a dimensão do desrespeito que alguns representantes da Câmara dos Vereadores tem para com a população", afirma o historiador e coordenador-geral do Coletivo de Entidades Negras (CEN), Marcos Rezende.
A entidade, que organiza a ação junto com a Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM), foi responsável pela emissão de uma nota de repúdio ao uso da palavra "acarajé" no nome da operação da Policia Federal que prendeu o marqueteiro João Santana.
No dia seguinte ao posicionamento, em provocação a políticos investigados pela PF, Paulinho da Força levou acarajés à Câmara dos Deputados (foto acima), "desrespeitando a sacralidade do alimento e o ofício das baianas, Bem Imaterial do Brasil, conforme registro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)".
Leia também:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp