Política

Aliados de Cunha devem comandar comissão de impeachment

Publicado em 17/03/2016, às 08h23   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Após o Supremo Tribunal Federal (STF) manter as regras fixadas em dezembro para a tramitação do processo de impeachment no Congresso, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), confirmou que dará início nesta quinta-feira (17), mesmo à tramitação do pedido contra a presidente Dilma Rousseff. Cunha e a oposição trabalham para que o processo seja votado no plenário da Câmara em até 30 dias.
Líderes da oposição e de partidos aliados do presidente da Câmara reuniram-se na noite de quarta-feira (16) na residência oficial de Cunha para discutir a composição da comissão processante do impeachment.
De acordo com informações do Estadão, Cunha e seus aliados contabilizam ter entre 37 e 39 dos 65 integrantes da comissão a favor do impeachment. Com essa quantidade de votos, o grupo conseguiria eleger o presidente e o relator da comissão. 
Ainda segundo a reportagem, os nomes defendidos no encontro são o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), para presidente e Jovair Arantes (GO), líder do PTB, para relator. Esses dois postos são escolhidos por votação entre os membros do colegiado. Da base aliada, mas próximos a Cunha, os nomes foram escolhidos por terem trânsito dos dois lados. Inicialmente eles não queriam ocupar os postos, mas foram convencidos após insistência.
A comissão é formada por 65 integrantes de todos os partidos com representação na Câmara. Por causa da janela que permite a troca de legendas, dois partidos, PTC e PMN, deixaram de ter representação e suas vagas, uma de cada sigla, foram distribuídas entre DEM e PP. O primeiro partido passa a ter três representantes. O segundo, cinco. PT e PMDB são os partidos com maior número de integrantes, oito cada. O PSDB tem seis membros.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)