Política

Se João Santana usou caixa 2, precisa explicar, diz Dilma

Publicado em 01/04/2016, às 06h31   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A presidente Dilma Rousseff disse, em conversa com assessores nesta quinta-feira (31), que cabe ao marqueteiro João Santana explicar a informação de que ele recebeu dinheiro vivo da empreiteira Odebrecht e fez pagamentos, também em "cash", a prestadores de serviços da campanha da petista à reeleição em 2014, de acordo com informações publicadas pela Folha.
Segundo o jornal, Dilma Rousseff diz que a contabilidade de sua eleição em 2014 foi toda oficial e declarada à Justiça Eleitoral e que, se João Santana fez uso de caixa dois como aponta a investigação da Operação Lava Jato, a responsabilidade é do seu então marqueteiro, hoje preso, e não de sua campanha. O receio do governo, segundo assessores, é sobre a origem do dinheiro vivo entregue à mulher de Santana, Mônica Moura, pela construtora Odebrecht, de acordo com as investigações.
A Polícia Federal, no âmbito da Operação Lava Jato, investiga o possível uso de caixa dois na campanha de Dilma por meio de dinheiro não contabilizado repassado pela construtora. A PF busca comprovar ainda que os recursos seriam provenientes de pagamentos de propina obtidas por obras tocadas pela empresa em contratos com a Petrobras e outras estatais, como as do setor elétrico.
Nem a assessoria do marqueteiro e de sua mulher nem seus advogados quiseram se manifestar sobre o caso. A Odebrecht também não comentou as informações.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp