Política

Decisão sobre nomeação de Lula deve ficar para próxima semana

Publicado em 05/04/2016, às 06h41   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O ministro Gilmar Mendes ainda espera o envio da defesa do ex-presidente Lula e do parecer do Ministério Público Federal (MPF) para liberar para julgamento o processo que definirá se o ex-presidente pode ou não tomar posse na Casa Civil, de acordo com informações publicadas pela coluna Radar, da revista Veja. Com isso, dados os prazos legais, somente a partir da semana que vem a ação poderá ser levada a plenário pelo presidente da corte, Ricardo Lewandowski.
Ainda segundo a colunista, a perspectiva da semana que vem ainda se dá porque Gilmar não vai levar a julgamento um recurso apresentado pela defesa de Lula que questionava sua liminar.
Se antes de discutir no mérito se Lula pode ou não ser nomeado, a corte fosse discutir somente a decisão provisória de Gilmar, seriam necessários pelo menos 15 dias úteis só para que os partidos que impugnaram a posse de Lula fossem ouvidos, segundo os prazos do novo Código de Processo Civil.
Uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a posse de Lula como ministro-chefe da Casa Civil. No sábado (02) em ato contra o impeachment realizado em Fortaleza (CE), Lula afirmou que assumirá o comando da Casa Civil na quinta-feira (7), se o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reverter decisão que o impediu de ir para o ministério.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp