Política

Lava Jato: ministro da Educação vai depor esta semana na Polícia Federal

Publicado em 05/04/2016, às 06h57   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, vai depor esta semana na Polícia Federal, de acordo com informações publicadas pelo colunista Lauro Jardim. Ainda segundo a publicação, o processo envolve a delação premiada de Ricardo Pessoa, dono da UTC e delator da Operação Lava-Jato.
Em março deste ano, a Procuradoria-Geral da República (PGR) recebeu do senador Delcídio Amaral (PT-MS) uma gravação que revela uma tentativa do ministro de oferecer ajuda política e financeira para evitar que o parlamentar petista firmasse acordo de delação premiada na Lava Jato. 
As conversas de Mercadante reveladas nos depoimentos do ex-líder do governo não foram diretamente com Delcídio, mas com um assessor de confiança do senador do PT chamado José Eduardo Marzagão. Mercadante teria se reunido duas vezes com o auxiliar de Delcídio em seu gabinete no Ministério da Educação.
As conversas foram gravadas por Marzagão e entregues à PGR, que investiga o envolvimento de políticos no esquema de corrupção que atuava na Petrobras.
A conversa entre o ministro e um assessor do senador está relatada na delação de Delcídio, homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).  Na época, durante coletiva, Mercadante afirmou que "jamais" tentou impedir a delação de Delcídio. O ministro disse ainda que trechos específicos da conversa foram divulgados, enquanto outros foram omitidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp