Política

Restos a notar: bastidores, olhares e ponderações sobre a política baiana

Imagem Restos a notar: bastidores, olhares e ponderações sobre a política baiana
Bnews - Divulgação

Publicado em 26/11/2012, às 19h38   Luiz Fernando Lima (Twitter: @limaluizf) *



Praticamente em toda entrevista feita por um jornalista que resulta em uma nota, matéria, reportagem ou em uma publicação de ping pong “sobram” declarações, comentários, análises e o rescaldo que não são utilizados ali. Muitas destas são interessantes, mas ficam de fora por uma razão ou outra. Este é o conceito desta coluna. A ideia é que em conversa de repórter seja com fonte ou entre colegas, tudo que não é off pode ser usado e tudo que é usado potencialmente interessa a alguém.

CMS


O fim do mandato está chegando para a metade dos vereadores de Salvador que não conseguiram se reeleger. Os posicionamentos a respeito dos assuntos do momento – amontoado de projetos de João Henrique e contas rejeitadas de João Henrique – também são tratados com certa leniência. Para alguns, o futuro parece mais incerto e, portanto, é importante manter determinadas portas abertas. Outros têm jogado para a plateia para ver se cola. Mas o fato é que a cada semana que fica para traz sem que o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios seja votado, os olhos da população e a imprensa ficam mais atentos. Nos bastidores da Casa corre que desta semana não passa. Os sucessivos adiamentos, no entanto, mantêm o ceticismo aceso. Para o bem ou para o mal a pauta deve andar. Certo também é que a conta pela inoperância foi paga pelos não reeleitos. #ficaadica

Na ordem do dia

Paulo Câmara (PSDB) tem conquistado apoios importantes de bancadas, partidos e quadros na sua empreitada para comandar o Poder Legislativo Municipal a partir de janeiro. A despeito de ser de um partido com menor número de vereadores que o PTN, por exemplo, a Câmara faz parte de um projeto antigo. Conta um colega de Casa: “pensei em colocar meu nome, mas conheço ‘Paulinho’ há mais de dez anos e sei que existe um projeto dele com a participação de ACM Neto”. Neste sentido, o melhor é deixar a coisa fluir.

Resta um

Geddel Vieira Lima e Antônio Imbassahy já declaram apoio a Paulo Câmara. Com eles vieram Soldado Prisco e Mangueira. O primeiro é a novidade que chega forte. O segundo dispensa comentário, sendo um articulador conhecido dentro do Legislativo Municipal.

PSD

O time de Otto Alencar na Câmara de Salvador – Duda Sanches e David Rios – ainda não decidiu como vai se posicionar em relação à presidência da Casa. O presidente municipal da legenda, deputado estadual Alan Sanches, recorre à experiência conquistada nos anos em que presidiu o Legislativo da capital para deixar a decisão para mais próximo. “É uma eleição [para presidência] muito dinâmica. Às vezes dorme-se na Mesa Diretora e acorda-se fora dela. Tem que ter calma e conversar com todos os nomes que estão postos”. O parlamentar e os dois vereadores conversam ainda esta semana com Mangueira, cabo eleitoral de Paulo Câmara. Já bateram um papo com Geraldo Júnior. “Sem veto, mas sem acordo ainda”.

PV

Outro partido com dois vereadores que ainda não se posicionou é o Verde. Marcell Moraes e Ana Rita Tavares não são lá muito amigos, mas devem manter a unidade no apoio a candidatura. O mais provável é que fechem com o tucano. Isto se o prefeito eleito ACM Neto intervir. A decisão caberá à executiva municipal da legenda e esta tem mostrado a lealdade como parceira do DEM.

Secretariado

A bolsa de apostas no que se refere à distribuição de espaços no governo Neto continua crescendo. No próximo dia 15 de dezembro o representante do DEM vai anunciar. A direção do PV não abre a discussão. Um interlocutor revelou que o partido segue a linha de Neto. “Vamos aguardar a decisão do prefeito. Temos bons nomes que podem ocupar espaços, mas estamos mais preocupados em ter uma política que resgate a alma desta cidade, que está abandona. Se vamos ter secretário ou outro papel na administração isso vem depois”.

Ultimato

Nesta terça-feira (27) acaba o prazo dado pelo deputado estadual Rosemberg Pinto à bancada do PT na Assembleia para decidir se vai ter candidato à presidente próprio ou não. Pelo o que se ouve nos corredores os petistas vivem um dilema: acham absurdo quarto mandato de Nilo (PDT), mas não se sentem à vontade para disputar contra ele, correndo o risco de computar nova derrota. “Nada contra Nilo, mas é desmoralizante para o parlamento baiano esta segunda reeleição”. Nesta terça, a bancada petista se reúne com o presidente estadual da sigla, Jonas Paulo, para deliberar. A posição do dirigente já é de conhecimento público. Desde que o PDT se satisfaça com a presidência, não há impedimento. #aconferir

Que calor é esse?

Ao participar do 44º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, não passou despercebido para o deputado estadual Alan Sanches (PSD), que é médico por formação, o estado em que se encontra o Centro de Convenções da Bahia. Segundo o parlamentar, para Salvador e para a Bahia é imprescindível um espaço que possa dar um mínimo de confortos para o público. Ele destaca que além de estrutura física, falta segurança. “Durante o Congresso pude perceber o estado em que se encontra o Centro de Convenções e fiquei muito triste. Não existe ventilação nos 3º e 4º andares. No estacionamento não há segurança, nem iluminação adequada. Com um mínimo de zelo essa situação pode ser revertida. Sabemos que a secretaria de Turismo já está com uma reforma em andamento, mas como os eventos continuam a acontecer precisamos oferecer um mínimo conforto. O calor estava horrível”, desabafou Alan Sanches.

OAB
A comissão eleitoral da OAB proclama o advogado Luiz Viana, da chapa Mais OAB, na próxima quarta-feira (28), o novo presidente da entidade de classe na Bahia. A despeito dos custos exacerbados da campanha e das polêmicas todas, o candidato apoiado pelo ex-presidente foi eleito. Outrossim, a eleição foi realizada no mesmo Centro de Convenções e por lá, os engravatados também se queixaram do calor. Isto antes do anúncio da vitória, depois foi só alegria e todo mundo para a churrascaria Boi Preto.

Aluga-se

Raulzito já dizia: “a solução pro nosso povo eu vou dar. Negócio bom assim ninguém nunca viu. Tá tudo pronto agora é só vim pegar. A solução é alugar o Brasil”. João Henrique aceitou e olha a placa flagrada pelo repórter fotográfico Edson Ruiz No Plano Integrado!



Prefeitos

As queixas sobre as dificuldades dos prefeitos em cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal não são poucas, mas é triste ver o resultado parcial dos relatórios emitidos pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Com 247 contas de prefeituras analisadas – 59% das 417 – os conselheiros ainda procuram um gestor que tenha seguido o que determina a lei. Não é má vontade do órgão.

Confira o resultado:




* Luiz Fernando Lima é editor do Bocão News


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp