Política

Cinco estados já se articulam para manifestações deste domingo (17)

Publicado em 17/04/2016, às 11h22   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Com a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff marcado para as 14h deste domingo (17), manifestantes de cinco estados já começaram os atos horas antes do início do processo que acontecerá na Câmara dos Deputados.
Brasília, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia tiveram as cidades divididas: atos contra e a favor do impedimento serão em pontos diferentes.
Na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, manifestantes pró e contra o impeachment já se articulam para acompanhar a votação. Eles se dirigem ao espaço dividido por uma barreira que impede a passagem de veículos e escolhem um dos lados, separados por uma grade, que divide simpatizantes do governo e da oposição na Esplanada. A polícia tem feito revistas em mochilas e recolhendo objetos que estão proibidos, como, por exemplo, bandeiras com hastes.
Manifestantes pró-impeachment já caminham por uma das principais avenidas de Minas Gerais na manhã deste domingo (17). A faixa exclusiva para ônibus foi interditada e o trânsito de veículos segue lento, coordenado pela Polícia Militar. O número de participantes é de 420 pessoas, que vestem roupas verde e amarelo, segundo organizadores.
Em São Paulo, com o Movimento Brasil Livre organizando a iniciativa, manifestantes a favor do impeachment de Dilma fizeram um mural com fotos e telefones de deputados indecisos quanto à permanência ou à saída da presidente. Nos cartazes, representantes do MBL convidam os participantes do ato a mandarem mensagens de texto na tentativa de convencer os parlamentares a votarem pelo impeachment.
Já no Rio de Janeiro, manifestantes que participam do ato contra o impeachment começaram a se aglomerar na orla de Copacabana por volta das 8h. Com forte esquema de segurança, participantes começaram um baile funk "anti-golpe", ao som do trio elétrico da equipe de som Furacão 2000. Apesar da agitação, não há indícios de tumulto.
Em Salvador, o dia amanheceu ao som de forró no Farol da Barra. Mais de 150 mil manifestantes são esperados no ponto destinados às pessoas que são contra o impeachment da presidente. Desde o último sábado (16), integrantes do MST estão acampados em frente ao cartão postal de Salvador. Para os atos pró-impeachment, o bairro de Jardim de Alah reunirão os manifestantes que esperam pela votação favorável ao impeachment.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp