Política

Boa avaliação de Dilma é legado de Lula, diz oposição

Imagem Boa avaliação de Dilma é legado de Lula, diz oposição
"Há evidências de começo de desgaste", diz ACM Neto  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/06/2011, às 10h00   Redação Bocão News e Agências



Enquanto a oposição aposta numa piora na avaliação do governo, a equipe da presidente Dilma Rousseff acredita que ela vá melhorar nos próximos meses, com base nos resultados da pesquisa Datafolha publicada no domingo (12) pela Folha impressa. "A população mostrou que a economia preocupa. Mas a inflação já começou a cair e a tendência é melhorar a percepção das pessoas sobre o governo", disse a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais).
Ideli avalia ainda que a imagem da presidente, que teve uma piora em vários quesitos segundo a pesquisa, vai se recuperar porque a "população irá reagir ao modo que ela solucionou a crise, mudando o desenho do Palácio do Planalto".
Para os presidentes do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), e do DEM, senador José Agripino Maia (RN), a avaliação positiva é resultado da herança de Lula. Segundo eles, o quadro tende a mudar conforme a administração da presidente se descolar de seu antecessor. "O governo ainda está no período de instalação", disse Guerra. "Ela só vai começar a ser avaliada mesmo daqui para a frente."


Agripino afirma que o governo está "gastando a gordura dos êxitos do passado" na economia, e que, conforme a alta da inflação se consolidar no cotidiano da população, a avaliação da gestão vai cair. O senador atribui a queda em quase todos os aspectos pessoais à maneira como Dilma lidou com o caso Palocci, e afirma que a baixa desses indicadores deve ajudar na queda da aprovação do governo.
O deputado ACM Neto (BA), líder do DEM na Câmara, concorda. "Há evidências de começo de desgaste." Segundo ele, a crise política causada pelo episódio Palocci ainda não acabou. "É cedo para saber como isso se refletirá, é preciso dar um tempo para saber como a população vai assimilar o episódio."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp