Política

Governo dos EUA orienta escolas a disponibilizar banheiro para transgêneros

Publicado em 15/05/2016, às 07h41   Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

A Casa Branca divulgou na última sexta-feira 13) uma diretriz que orienta escolas públicas dos Estados Unidos a disponibilizarem banheiros para alunos transgêneros. A medida recomenda que as instituições de ensino públicas devem permitir que os alunos usem sanitários de acordo com a sua identidade de gênero.

Em um comunicado divulgado junto com a normativa, a Procuradora-Geral do país, Loretta Lynch, disse que não há espaço para nenhum tipo discriminação nas escolas norte-americanas, inclusive contra estudantes transgêneros baseados em seu sexo.

O documento foi assinado por  autoridades dos departamentos de Educação e Justiça e, embora não tenha um caráter impositivo (lei), alerta que as escolas que não cumprirem a diretriz poderão ser processadas e perderem recursos federais de financiamento.

Lynch disse que o texto fornece subsídios para que administradores, professores e pais possam proteger estudantes transgêneros de situações constrangedoras e assédio de colegas.

O acesso a banheiros públicos para pessoas transgênero é alvo de uma disputa judicail entre a administração de Barack Obama e o estado da Carolina do Norte. Em março, o estado decidiu restringir o acesso de pessoas transgêneras aos sanitários públicos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp